A história da educação trás uma contribuição válida para que se obtenha a visão de homem que está por trás de toda uma ação educativa. Dos gregos, verificamos o ideal do homem livre, com direitos e deveres, capaz de participar ativamente da vida pública de uma maneira consciente e democrática. Escolhendo destinos, debatendo idéias,sendo o protagonista no processo de fazer a polis acontecer. Não é um mero expectador inerte. Vemos o desejo, a vontade de evoluir e com qualidade e principalmente assegurar condições para as gerações futuras.O que este antigo e precioso sistema de ensino pretendia era “colocar os conhecimentos como força formativa a serviço da educação e formar por meio deles verdadeiros homens".O método grego de educação foi tão importante que até em outros períodos da história, incluso o nosso, foi e é observado, interpretado com admiração.
Em contrapartida, a educação atualmente passou a ter uma conotação muito voltada para o comercial. Ou seja, no mundo do capital, do racional, e busca do lucro instantâneo, qualquer processo de conhecimento, que não possa provar eficácia imediata e dispensável. Até pelos estudantes, que vêem a educação como uma porta de entrada para o emprego. Quanto mais ampla a passagem e melhores as recompensas melhor.Criou-se em nossa sociedade uma cultura em que: “História Antiga, música, filosofia e coisas que afirmam fortalecer o desenvolvimento pessoal, e não a vantagem comercial e política, dificilmente engrossam os números e índices de competitividade” (BAUMAN, 2009, pag. 40)
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