O pedagogo era um escravo encarregado de acompanhar, ajudar e proteger a criança contra os perigos da rua, mas também tinha função de ensinar boas maneiras, caráter e moralidade, ou seja, de imbuir-lhe uma educação moral.
" se alguém, que não os pais, recebe esta missão( educar), é de certo o pedagogo: um simples escravo, sem dúvida, mas que pelo menos pertence a casa..., contribui para a educação, e sobre tudo para educação moral, incomparavelmente superior às aulas puramente técnicas do "gramaticista"
MARROU, HENRI-IRÉNÉE : História da educação na antigüidade -
O termo PEDAGOGIA, de origem grega, deriva da palavra PAIDAGOGOS, que, conforme descrito acima, era um escravo que levava as crianças para a escola. Desssa forma, a Grécia pode ser considerada o berço da pedagogia, uma vez que é lá onde surgem as primeiras reflexões sobre a ação pedagógica.
ResponderEliminarNa Grécia, a inteligência crítica, a liberdade de pensamentos e de transformção resume a educação grega.
Logo que a criança começa a compreender o que
ResponderEliminarlhe dizem, a ama, a mãe, o pedagogo e até o próprio pai se esforçam por que ela se torne a mais perfeita possível. A cada ação ou palavra lhe ensinam ou apontam o que é justo e o que não é, que isto é 29 belo e aquilo vergonhoso, que uma coisa é piedosa, e outra ímpia, e 'faz isto', 'não faças aquilo'. E, ou ela obedece de boa mente, ou então, corrigem-na com ameaças, como se fosse um pau torto e recurvo. Depois, mandam-na à escola, com a recomendação de se cuidar mais da educação das crianças que do aprendizado das letras e da cítara.
Os mestres empenham-se nisso, e, depois de elas
aprenderem as letras e serem capazes de
compreender o que se escreve, (...) põem-nas a ler nas bancadas as obras dos grandes poetas, e
obrigam-nas a decorar esses poemas, nos quais se
encontram muitas exortações e também muitos (...)
elogios e encômios da valentia dos antigos, a fim de que a criança se encha de emulação, os imite e se esforce por ser igual a eles. (...) Depois de saberem tocar, aprendem as obras dos grandes poetas líricos. Assim, obrigam os ritmos e harmonias a penetrar na alma das crianças, de molde a civilizá-las, e, tornando-as mais sensíveis ao ritmo e à harmonia, adestram-nas na palavra e na ação. Toda a vida humana carece de ritmo e de
harmonia, ainda se mandam as crianças ao
pedotriba, a fim de possuírem melhores condições
físicas, para poderem servir a um espírito são, e não serem forçadas à cobardia, por fraqueza
corpórea, quer na guerra, quer noutras atividades.
Assim fazem os que têm mais posses. Os filhos
desses começam a ir a escola de mais tenra idade, e saem de lá mais tarde. Depois de estarem livres da escola, o Estado, por sua vez, obriga-os a aprender as leis e a viver de acordo com elas. Tal como o mestre-escola que, para os que não sabem escrever, traça as letras com o estilete e lhes entrega a tabuinha e os força a desenhar o traçado dos caracteres, assim também a cidade, depois de ter delineado as leis, criadas pelos bons e antigos legisladores, os força a mandar e a serem
mandados de acordo com elas. (...) Perante tais
cuidados com a virtude (aretê) particular e pública, ainda te admiras, ó Sócrates, e põe objeções à possibilidade de a virtude se ensinar? (PLATÃO, 325 - 326 apud: PEREIRA, 1971, 397).
Gostaria saber de vocês , como eram chamados ''contextualizando nos tempos de hoje Professores '' na antiga Grecia ? antes da existencia do termo pedagogos. Ou seja se o escrevos é que levavam as crianças para escola, como é que se chamavam esses senhores que ensinavam as crianças nas escolas ?
ResponderEliminarGostaria saber de vocês , como eram chamados ''contextualizando nos tempos de hoje Professores '' na antiga Grecia ? antes da existencia do termo pedagogos. Ou seja se o escrevos é que levavam as crianças para escola, como é que se chamavam esses senhores que ensinavam as crianças nas escolas ?
ResponderEliminar